As cotações são desenvolvidas pelo Forex pros - O portal dos mercados financeiros

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Revisão do preço mínimo do café

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu nesta quinta-feira (11/04), em reunião com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade, a revisão do preço mínimo do café para R$ 340 por saca de 60 quilos. “A situação está insustentável e se o mínimo demorar muito para ser definido, a tendência é que os preços caiam mais”, afirmou a senadora Kátia Abreu.

Segundo a senadora, o preço mínimo de R$ 340 por saca é “razoável”. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e presidente Conselho Deliberativo Nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Roberto Simões, também participou da reunião. A expectativa é que o novo valor mínimo seja definido na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que deve ser realizada no final de abril.

Durante a reunião, o ministro da Agricultura afirmou que estão bem adiantadas as discussões relacionadas ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2013/2014, que deve ser anunciado pelo Governo federal no dia 04 de junho. Segundo ele, as principais propostas defendidas pela CNA para o PAP serão atendidas.

Demarcações de Terras Indígenas – Ao deixar o prédio do MAPA, a senadora Kátia Abreu foi questionada por jornalistas sobre a convocação da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para prestar explicações sobre as demarcações de terras indígenas. A convocação foi aprovada, na quinta-feira (10/04), pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. “A convocação mostra a angústia e o desespero no qual o País se encontra diante dessa situação”, afirmou.

Para ela, esse é um dos temas mais críticos para o País. “Esse problema está virando uma bola de neve. O que era problema de um lugar só transformou-se numa questão nacional”, afirmou a senadora, lembrando que a ministra Gleisi Hoffmann tem trabalhado muito para apresentar soluções para os problemas que dificultam o crescimento do setor agropecuário. Ainda sobre esse tema, a senadora Kátia Abreu voltou a defender que sejam suspensos os processos de demarcação de terras indígenas até que sejam julgados, no Supremo Tribunal Federal (STF), todos os embargos declaratórios do caso Raposa Serra do Sol.
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário